|
Sistemas
de Apoio |
Sistema MacOperações
Responsável pela Automação dos Controles Operacionais
Sistema MacAdministrativo
Responsável pela Apuração dos Volumes, Rateio e Distribuição de Faturamento
Sistema MacOperações
O Sistema "MacOperações" é responsável pela automação de nossos controles operacionais. Ele registra e acompanha todas as etapas do Bombeio, e está divido em 6 módulos principais.
Bombeio
Esse módulo é responsável por gerenciar as informações pertinentes aos tanques expedidores. Aqui, podemos extrair informações do produto, tanque expedidor, certificado de ensaio, volume do tanque expedidor, volume bombeado, etc.;
Companhias Participante
São todas as companhias que participam do Bombeio. Aqui controlamos a cota de bombeio, volume bombeado, data/hora de início e término, altura de parada, sequência de bombeio, etc.;
Medições
Através desse módulo controlamos as medições Iniciais, Acompanhamento de Vazão, Comparativas e Finais. É com essas informações que obtemos a vazão de bombeio, temperaturas dos tanques, densidades, altura de parada e tempo restante de bombeio. Como resultado, o sistema ativa um processo gráfico e sonoro de lembretes e alarmes para auxiliar as operações;
Controle de Densidades
É um móduto auxiliar para verificar a densidade do produto recebido com a densidade informada no Certificado de Ensaio pela REGAP;
Lacres
São controlados os lacres de todos os tanques recebedores. Pode-se extrair a qualquer momento, relatórios de todos os tanques com os respectivos lacres.
Sistema MacAdministrativo
Como produto final, é obtido um relatório contendo todas as informações das medições, inclusive o volume recebido ambiente, volume recebido a 20º C e volume recebido em Kg.
Os volumes apurados serão utilizados na criação do Rascunho de Distribuição e na Distribuição de Faturamento.
Também é possível desmembrar um relatório em outros dois, caso o bombeio envolva dois dias.
Esta fase é responsável por calcular e apurar o volume expedido pela refinaria, com base na folha de acompanhamento, cálculo de pressão e temperatura da linha e as referências dos equipamentos de medição da turbina (net / gross).
Como produto final, é obtido o volume expedido a 20º C e volume expedido em Kg, quando necessário.
O volume apurado será utilizado no Rascunho de Distribuição e na Distribuição de Faturamento.
É a fase que antecede a Distribuição de Faturamento. Aqui, são apresentados todas as companhias que tiveram participação no bombeio, com os seus respectivos volumes recebidos com base nas informações obtidas na fase “Cartão de Medição” e “Folha de Acompanhamento”.
Este documento foi criado com o objetivo de auxiliar o pré-rateio do produto.
É a fase final do processo. Aqui, são inseridas todas as companhias que tiveram participação no bombeio, como por exemplo as companhias que trabalham em um mesmo Pool.
Pode-se trabalhar tanto com o volume recebido ou com o volume faturado, lembrando sempre que o total faturado sempre será o volume obtido na “Folha de Acompanhamento”.